quinta-feira, 15 de abril de 2010

“Modelo meramente ilustrativa!”

“Modelo meramente ilustrativa!”
Quantas fotos publicitárias você já não viu e pensou: “Nossa, essa pessoa é perfeita!”?. Porém se for aprovado no congresso o projeto de lei do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), esse sentimento de que existe, de fato, alguém assim vai diminuir. O projeto que foi apelidado por “Lei do Photoshop” prevê aplicação de multa de 50mil reais em quem não colocar o aviso: “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada”.
O projeto de lei foi criado para acabar com idealização de um corpo perfeito inexistente na realidade. O mesmo acontece quando vamos a alguma lanchonete e vemos fotos dos pratos servidos que em nada se assemelham aos que nos são servidos, por isso existem os avisos: “Fotos meramente ilustrativas”. No entanto o projeto não parece cobrir cenas exibidas em televisão que são igualmente retocadas e nos fazem acreditar em muitas fantasias.
Mas realmente qual será o impacto desses dizeres em todas as fotos publicitárias? Será que isso fará com que as pessoas se identifiquem menos com as modelos? Será que as modelos se recusaram a aparecerem em fotos assumidamente retocadas? Será que fotos de animais também precisarão do aviso?
Fica ai a polêmica: Você concorda com a lei?

fonte: administradores.com.br

2 comentários:

Paulo disse...

e por acaso a venda de big macs diminuiu ao longo dos anos, mesmo com a mensagem de ser meramente ilustrativa?

essa será mais uma lei para ficar no esquecimento. o que manda, na verdade, é o desejo. ao ver uma modelo, linda e perfeita, faremos de tudo para nos assemelharmos a ela.

pode-se escrever o que quiser nos anúncios. o que deveria mudar na realidade são os valores vendidos à sociedade... mas isso não se corrige apenas com uma frase...

Jonathan Rodrigues disse...

mais um projeto de lei inútil.