O doutor em demografia, José Eustáquio Diniz Alves propõe uma forma de mensuração da Sustentabilidade nas pessoas. Com o texto ele vai além e propõe alternativas imediatas para tentarmos não colidir com um desastre ambiental.
leiam o texto e comentem.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Qual o nível da sustentabilidade da população mundial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito interessante o estudo e os dados...
É interessante também poderar o seguinte: qual seria o impacto na redução do consumo mundial em um mundo baseado exatamente no consumo? O capitalismo exige a circulação da moeda, praticamente impõe que uma determinada comunidade consuma para obter riqueza... e não há um meio termo: consumir menos é reduzir riqueza.
Consumir menos significa produzir menos, que significa necessidade menor de empregados, que significa mais gente sem renda, que significa mais gente sem direito a condições básicas de vida... tudo isso pela ótica de um mundo capitalista.
A saída não estaria na mudança do sistema econômico? Hoje ele premia quem gera mais riqueza. Quem acumula mais capital. E como dizer para alguém que está ganhando que este tem que parar, diminuir seu ritmo? Que garantias eles teriam em um cenário diferente, desconhecido?
Estamos vivendo um período já experimentado pela humanidade no passado... quando saímos do feudalismo para o mercantilismo, por exemplo.
Precisamos entender se vamos mudar por nossa própria vontade ou por necessidade...
Postar um comentário