terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Neutralize suas emissões de CO2

A The Green Initiative é uma ONG brasileira cujo trabalho vem chamado a atenção de órgãos internacionais e empresas locais, interessadas em neutralizar suas emissões de carbono, calcula em seu site a emissão de CO2 do internauta interessado. Em seguida basta imprimir o boleto e pagar via Internet. Segundo a ONG, sai bem mais barato do que você imagina e os benefícios são para toda a vida. Eles se encarregarão do plantio das árvores, e você poderá acompanhar de perto.

Outra opção é seguir as dicas abaixo:

Transporte:

Se você dirige 20.000 Km por ano reduza sua rodagem em 10%. Para tal você pode utilizar transporte público, bicicleta, andar, trabalhar em casa um dia da semana, etc.
Mantenha a manutenção do seu veículo. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2.
Calibre o pneu do seu carro ao menos uma vez por mês.
Prefira veículos movidos a álcool ou bicombustíveis. O álcool, ao contrário da gasolina, diesel ou gás, é uma fonte de energia renovável. A mesma quantidade de CO2 emitido da queima do álcool nos motores é fixada nas plantações de cana de açúcar.

Em Casa:

Use ventiladores como sua primeira linha de defesa contra o calor ao invés do condicionador de ar.
Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável. Esta dica torna-se ainda mais importante se estes forem modelos antigos e menos eficientes.
Utilize lâmpadas mais eficientes. Prefira as lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes. Trocando as 5 lâmpadas mais utilizadas em sua casa, você reduzirá sensivelmente sua conta de luz e conseqüentemente suas emissões de GEE.
Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.
Utilize o mínimo necessário de papel. Utilizando e-mail com mais freqüência – é mais rápido, eficiente, barato e mais saudável para o meio-ambiente. Use papel reciclado sempre que possível e separe papéis e papelão ao dispensá-los, facilitando, assim, a reciclagem destes.
Evite deixar água corrente ao barbear-se, escovando os dentes ou lavando louças. Muito importante: nunca utilize água corrente para lavar calçadas, quintais, carros. Encha um balde com água, evitando assim que grande quantidade de água vá para o ralo, assim como seu dinheiro.
Separe todo o material reciclável: Todo o material que é reciclado representa uma diminuição das emissões de GEE e também contribui com os catadores de recicláveis.
Plante árvores: além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombreamento, amenizando a temperatura dentro das residências e reduzindo desta forma o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Vou conferir o site. Aqui no escritório damos preferência pros papéis reciclados ;)