terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Água: lavando louça e economizando, lavando roupa e reaproveitando

Você pode colaborar com uma simples atitude para a sustentabilidade do planeta, evitando o desperdício de água. Para economizá-la lavando a louça, primeiro ensaboe toda a louça, deixando tudo fora pia. Quando a pia estiver vazia, limpe ela com a esponja e detergente e coloque toda a louça ensaboada dentro dela. Agora é só fazer o enxague deixando a água cair dentro da louça que está na pia, enxaguando tudo o que está lá dentro aos poucos. Dessa forma você aproveita mais ainda a água.

Mas você também pode reaproveitar os litros que já foram usados do último enxague da máquina de lavar.

É só deixar um balde no tanque e recolher a água que saí na hora do enxague. Dá para aproveitar na limpeza da casa(para passar pano e tal) e também para limpar os banheiros.

2 comentários:

Ana Carolina disse...

Adorei as idéias! E no final das contas dão menos trabalho...são práticas e de quebra ajudam a economizar água!! Vou adotá-las!

Vitor Castro disse...

Estudos mostram que 1 bilhão de pessoas já não têm acesso à água de boa qualidade e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento adequado.

Com a água perdida diariamente nas capitais brasileiras, seria suficiente abastecer 38 milhões de pessoas por dia.

O Brasil, que possui 12% de toda a água doce da superfície do planeta, é um dos países que mais desperdiça água no mundo. Segundo estudo divulgado no final de 2007 pelo Instituto Socioambiental (ISA), que realizou levantamento da situação do abastecimento público e do saneamento básico nas 27 capitais brasileiras, 45% da água retirada dos mananciais das capitais são desperdiçados em vazamentos, submedições e fraudes. Essa quantidade é suficiente para atender ao consumo diário de 38 milhões de pessoas.

Além da preocupação com o uso racional, o tratamento é outro ponto a ser debatido. Lixo, enchentes, contaminação dos mananciais e água sem tratamento estão diretamente ligadas a doenças como diarréias, dengue, febre tifóide e malária. Doenças que matam milhares por ano, especialmente crianças, transmitidas por água contaminada por esgotos humanos, dejetos animais e lixo. No Brasil, 70% das internações na rede pública de saúde estão relacionadas a doenças transmitidas pela água.

Texto completo no Blog do Valença em Questão:
http://blogdovq.blogspot.com/2008/01/gua-valena-e-o-futuro.html

Abraços,
Vitor