segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Fundo Global para Tuberculose e Metara firmam parceria na luta contra a tuberculose no Brasil

Considerada por muitos como uma doença do passado, a tuberculose é reconhecida como uma emergência global desde 1993 pela Organização Mundial de Saúde, atingindo particularmente países considerados “atrasados”, e “em desenvolvimento”. É uma doença com algumas características bem definidas: atinge principalmente a população mais pobre e, se tratada, tem cura.

No Brasil e no mundo, a violência expressa nos índices de mortalidade pela doença supera os dados atribuídos à “violência” contemporânea (homicídios, guerras atuais, etc.). Cerca de 1,9 milhões de pessoas morrem ao ano por tuberculose no mundo. Destas, cerca de 98% nos países dominados e 350.000 em associação a HIV/Aids. Os números podem ser maiores, devido à ainda insuficiente notificação no Brasil e no mundo.

No Brasil, o estado campeão é o Rio de Janeiro, com uma alarmante taxa de incidência de 89,32 contra uma média nacional de 47,2 por 100.000 habitantes. E, na cidade do Rio de Janeiro, são as comunidades, como Rocinha, Maré as áreas que apresentam maiores índices, conjugando pobreza, acesso inadequado aos serviços de saúde, além de baixa adesão ao tratamento e epidemia HIV/Aids.

A Metara Comunicação desde dezembro de 2007, responde pela assessoria de comunicação do Fundo no Brasil.

Nenhum comentário: