terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Aquecimento solar vira lei no Rio de Janeiro

Freiburg, Eindhoven, Roma, Oxford, Adelaide, Portland, São Paulo e agora o Rio de Janeiro são algumas cidades do mundo que incentivam o uso de energia solar através de políticas públicas. O estado do Rio de Janeiro aprovou na última semana uma lei estadual que obriga prédios públicos a utilizar esta fonte para o aquecimento de 40% da água consumida.

O texto, publicado no Diário Oficial no dia 3 de janeiro, inclui ainda que todo edital de licitação para obras de construção ou reforma de prédio público deverá alertar sobre a obrigatoriedade da instalação do sistema de aquecimento. Edificações que apresentarem alguma inviabilidade técnica para a adaptação ficarão isentas do cumprimento da lei 5.184/08, de autoria do deputado estadual Rodrigo Dantas (DEM).

veja mais em
http://mercadoetico.terra.com.br/noticias.view.php?id=2132

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Nova categoria do Top of Mind as mais verdes de 2007 - Ypê, Ibama, Natura e Greenpeace


Nova categoria do Folha Top of Mind estréia com empate. O programa Florestas do Futuro, que a Ypê lançou neste ano em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, rendeu à marca de produtos de limpeza e higiene um lugar entre os líderes do novo prêmio Preservação do Meio Ambiente. Além da Ypê, foram vencedores do prêmio: Natura, Ibama e Greenpeace; 63% dos entrevistados não souberam citar nenhuma marca relacionada ao tema.


Veja mais em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2007/topofmind/tm2910200703.shtml

MUDE O CLIMA -Greenpeace mobiliza celebridades, artistas multimídia e cidadãos comuns na luta contra o aquecimento global


Para tornar o debate sobre o aquecimento global e o futuro do planeta mais acessíveis à população, o Greenpeace lançou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o projeto Mude o Clima!, com um evento no Teatro Odisséia, no tradicional bairro da Lapa. A idéia central da campanha é envolver celebridades, artistas e cidadãos em geral na luta contra o aquecimento global e seus efeitos negativos no planeta.

"O alarme sobre o aquecimento global já soou nos gabinetes governamentais e laboratórios científicos. O desafio agora é conscientizar as pessoas", afirma Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de clima e energia do Greenpeace Brasil. O projeto Mude o Clima! estréia com uma página na internet. Ela traz um roteiro com dicas para que as pessoas possam lutar contra as mudanças climáticas em casa, na escola e no trabalho, e conta com podcasts, um blog e ferramentas interativas, como uma experiência virtual em que você pode sentir os efeitos do aquecimento global.O objetivo é mostrar que todo mundo pode agir. "Não adianta só assistir as notícias trágicas na TV e continuar como se nada estivesse acontecendo. Ao economizar luz e água, usar transporte de forma mais eficiente e combater o desmatamento da Amazônia, todo mundo poder dar sua contribuição para deter o aquecimento global."

Veja mais em:
http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/noticias/greenpeace-mobiliza-celebridad

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Neutralize suas emissões de CO2

A The Green Initiative é uma ONG brasileira cujo trabalho vem chamado a atenção de órgãos internacionais e empresas locais, interessadas em neutralizar suas emissões de carbono, calcula em seu site a emissão de CO2 do internauta interessado. Em seguida basta imprimir o boleto e pagar via Internet. Segundo a ONG, sai bem mais barato do que você imagina e os benefícios são para toda a vida. Eles se encarregarão do plantio das árvores, e você poderá acompanhar de perto.

Outra opção é seguir as dicas abaixo:

Transporte:

Se você dirige 20.000 Km por ano reduza sua rodagem em 10%. Para tal você pode utilizar transporte público, bicicleta, andar, trabalhar em casa um dia da semana, etc.
Mantenha a manutenção do seu veículo. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2.
Calibre o pneu do seu carro ao menos uma vez por mês.
Prefira veículos movidos a álcool ou bicombustíveis. O álcool, ao contrário da gasolina, diesel ou gás, é uma fonte de energia renovável. A mesma quantidade de CO2 emitido da queima do álcool nos motores é fixada nas plantações de cana de açúcar.

Em Casa:

Use ventiladores como sua primeira linha de defesa contra o calor ao invés do condicionador de ar.
Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável. Esta dica torna-se ainda mais importante se estes forem modelos antigos e menos eficientes.
Utilize lâmpadas mais eficientes. Prefira as lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes. Trocando as 5 lâmpadas mais utilizadas em sua casa, você reduzirá sensivelmente sua conta de luz e conseqüentemente suas emissões de GEE.
Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.
Utilize o mínimo necessário de papel. Utilizando e-mail com mais freqüência – é mais rápido, eficiente, barato e mais saudável para o meio-ambiente. Use papel reciclado sempre que possível e separe papéis e papelão ao dispensá-los, facilitando, assim, a reciclagem destes.
Evite deixar água corrente ao barbear-se, escovando os dentes ou lavando louças. Muito importante: nunca utilize água corrente para lavar calçadas, quintais, carros. Encha um balde com água, evitando assim que grande quantidade de água vá para o ralo, assim como seu dinheiro.
Separe todo o material reciclável: Todo o material que é reciclado representa uma diminuição das emissões de GEE e também contribui com os catadores de recicláveis.
Plante árvores: além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombreamento, amenizando a temperatura dentro das residências e reduzindo desta forma o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.

Água: lavando louça e economizando, lavando roupa e reaproveitando

Você pode colaborar com uma simples atitude para a sustentabilidade do planeta, evitando o desperdício de água. Para economizá-la lavando a louça, primeiro ensaboe toda a louça, deixando tudo fora pia. Quando a pia estiver vazia, limpe ela com a esponja e detergente e coloque toda a louça ensaboada dentro dela. Agora é só fazer o enxague deixando a água cair dentro da louça que está na pia, enxaguando tudo o que está lá dentro aos poucos. Dessa forma você aproveita mais ainda a água.

Mas você também pode reaproveitar os litros que já foram usados do último enxague da máquina de lavar.

É só deixar um balde no tanque e recolher a água que saí na hora do enxague. Dá para aproveitar na limpeza da casa(para passar pano e tal) e também para limpar os banheiros.