quinta-feira, 17 de julho de 2008

Responsabilidade Ambiental sim... mas com um pouquinho de maquiagem.


O projeto das Olimpíadas de Pequim, que promete ser a maior de todos os tempos, também tem o grande objetivo de mostrar ao mundo ocidental uma China moderna e versátil.

Acabaram de colocar na rua, literalmente, seu mais novo cabo eleitoral: 50 ônibus elétricos que farão o transporte de atletas e comissões técnicas durante os Jogos.

Uma ótima iniciativa... se não fossem os grandes maus exemplos que a China insiste em tentar esconder do resto do planeta, como a relação tortuosa e sem diálogo com o Tibete, relações trabalhistas à beira da escravidão, poluição do ar a níveis alarmantes, e por aí vai uma lista enorme.

Todas as nações enfrentam problemas similares. A grande questão no caso da China é a força que esse país faz para não assumir suas falhas, históricas e atuais.

Nestes Jogos Olímpicos veremos em Pequim grandes atos e demonstrações de organização e força e nos esqueceremos, mesmo que momentaneamente, de todo o resto de mazelas que ocorrem por lá.

Vamos aproveitar nosso olhos de ocidentais, que já são bem abertos, para reconhecer sim os avanços que essa cultura já percorreu. Mas sem maquiagens ou peneiras para esconder o que quer que seja.

2 comentários:

Viviane Oliveira disse...

Vi, acho que no jornal nacional um dia desses, que duas semanas antes das Olimpíadas começarem as fábricas, indústrias e afins vão parar de produzir para diminuirem os índices de poluição atmosférica!!!
Agora vc imagina... se é preciso que parem 2 semanas antes para que o ar esteja limpo qdo o evento começar, imagine o q os pobres trabalhadores desse país não sofrerão para manter a produção e consequentemente os lucros das empresas e do país! Se já trabalham em regime de quase escravidão, coitados...

Julia Pessoa disse...

sem falar q eles comem cachorros!!! aaaah!