sexta-feira, 4 de julho de 2008

OI,

Eu sou consultor em comunicação da Metara e estou estreando hoje no blog. Eu sou do tempo em que blog era uma espécie de diário público, um confessionário sem padre. Agora os blogs assumiram múltiplas funções e já são versões atualizadas do que já foi o blog.

Para mim, novo é o blog antigo, o original. Os de agora são blogs usados. Para mim, novo é aquilo que fez a diferença quando foi criado. O que veio depois, como está claro, veio depois e já não é novo.

Em minha opinião, uma das razões para o surgimento dos blogs é a impessoalidade da Internet. Em conversas eletrônicas, você nunca tem certeza de estar falando com a pessoa que se diz ser do outro lado. Já dei conselhos sentimentais em salas de bate-papo como se fosse a melhor amiga de mulheres com dúvidas sobre relacionamento.

O blog surge para personalizar a comunicação na rede. O que interessava, na época, era mostrar-se com fidelidade ao real, algo como é assim que eu sou pra todo mundo. E nesse sentido foi um movimento revolucionário, porque possibilitou a livre expressão individual na rede sem complicações ou custos. Um blog administrado é um site disfarçado, como uma senhora que freqüenta chats de adolescentes para reviver seus tempos de escola, mas sem a ingenuidade dos nostálgicos.

Aqui no nosso blog, eu serei uma pessoa do meu tempo. Darei mais importância a essa possibilidade de falar em primeira pessoa sobre os assuntos do mundo e sobre o cotidiano, mais do que postar notícias ou comentários. E sobre como é uma agência que se dedica a melhorar a vida das pessoas com o seu trabalho. Mas também andarei lá pelas outras bandas, vagarosamente, como quem admira uma paisagem e depois manda retratos.

Estou ansioso com essa estréia. Será que vão gostar de mim?

Nenhum comentário: