segunda-feira, 5 de maio de 2008

Casamento também pode ser sustentável


Como todos sabem, nada como uma boa festa de casamento para mim. A revista Manequim noivas realizou uma matéria apontando uma tendência: festa de casamento pode ser luxuosa e ecologicamente correta. É o que eles chamaram de "Casamento sustentável". Segundo a reportagem, as idéias foram apresentadas na mostra Tendências Renaissance Celebration dedicada ao tema, no hotel em São Paulo. Algumas coisas são bem interessantes convites em papel reciclado, lembrancinhas com mensagens ecológicas, vestidos para daminhas confeccionados com jeans reaproveitado, essas são algumas dicas:


ONG FLORESCER
Resíduos de jeans se transformam em porta-alianças e vestidos para daminhas. Esse é o trabalho da ONG Florescer que confecciona mais de dez produtos com restos do tecido. As peças são feitas por moradores da favela Paraisópolis, em São Paulo. Com o dinheiro arrecadado, são oferecidos cursos para 850 crianças da favela.

KITS AND CARDS
Minissacolinhas feitas com papel reciclado para embalar lembrancinhas do casamento. Ela é estampada com palavras que expressam os princípios da sustentabilidade e também do casamento feliz. São elas: respeito, responsabilidade, amor, união, fidelidade e paz. Os fabricantes oferecem uma linha baseada no conceito, com convites, cartões de agradecimento etc.

PEPPERMINT
Trufas no palito para sofisticar a mesa dos doces. São feitas com aproveitamento máximo dos
ingredientes para atingir desperdício zero da matéria-prima. Tudo o que sobra é reaproveitado em outros produtos de maneira segura e saudável. Por exemplo, pedaços do pão-de-mel viram trufas e as cascas de laranja objetos de decoração.

CONCEIÇÃO BEM-CASADOS
A tradicional embalagem, com papel crepom e fita de cetim, ganhou versão orgânica, feita de ananás (folhagem do abacaxi) com bagaços de cana-de-açúcar. Apesar de ser cerca de 60%
mais cara, a procura pelo exemplar ecologicamente correto triplicou no último ano. A curiosidade pelo produto é grande e a aceitação maior do que a empresa imaginava.

FLÁVIA GALLI
Criando vestidos de noivas há 13 anos, a estilista aposta na renda renascença, valorizando o artesanato brasileiro no mercado de luxo. Em apoio ao Programa Paraíba em Suas Mãos, com sede em João Pessoa, ela encomenda o trabalho das rendeiras dessa comunidade. O vestido da foto é um exemplo do estilo sofisticado de Flávia Galli.

CARDÁPIO ORGÂNICO
O departamento de Alimentos e Bebidas do Hotel Renaissance desenvolve cardápios para
casamentos com pratos e bebidas feitos com ingredientes sem agrotóxicos ou adubo químico, como a caipiriniha orgânica e bruschetta de tofu e abobrinha orgânica. Na foto, Quesadilla de Shiitake orgânico, feita com Tortilla Mexicana.

3 comentários:

Anônimo disse...

que máximo!! Já to anotando as dicas pro meu casamento..rs!
Ana

Viviane Oliveira disse...

Ana Já imaginou seu casamento com o convite em reciclato?

Paulo disse...

não entendi essa estória de casamento... vamos mudando de assunto ae!