sexta-feira, 28 de março de 2008

Atuação de empresas reduz impactos negativos na Amazônia


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a Amazônia tem cerca de 6,9 milhões de quilômetros quadrados, 3,8 milhões deles no Brasil. Seu território compreende 775 municípios, onde viviam, em 2000, 20,3 milhões de pessoas. Controlar uma área tão grande como esta, evitando que seja degradada pela ação de negócios pouco sustentáveis, é uma tarefa complexa. Mas nem toda empresa atuando na região contribui para sua devastação. Pelo contrário, há corporações que apostam no desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A saboaria da Natura

Entre 2000 e 2001, a Natura Cosméticos decidiu que toda a matéria-prima de seus produtos seria comprada não de grandes fornecedores ou de empresas, mas de pequenas comunidades extrativistas. “É uma forma de gerar riqueza para toda a cadeia. Isso ajuda a fixar o pequeno agricultor na propriedade e contribui para a melhoria da qualidade de vida. Não resolve o problema, mas é um modelo mais razoável”, afirma Rodolfo Gutilla, diretor de Assuntos Corporativos.

Não foi diferente na nova fábrica em Benevides (PA), que centraliza a produção da massa de sabonetes e extração de óleos vegetais. A empresa estabeleceu relações com a população local de forma a capacitar as pessoas para explorar ativos localizados na floresta. “A Amazônia é um patrimônio do brasileiro, por isso deve ser conhecida e compartilhada de forma responsável. No nosso caso, o papel é garantir que os produtos sejam extraídos de maneira sustentável.”


veja mais em http://mercadoetico.terra.com.br/noticias.view.php?id=2369

3 comentários:

Ana Carolina disse...

A Natura realmente condiz em seus atos com a sua imagem...

Paulo disse...

É um bom exemplo de como as empresas podem colocar em prática a redistribuição de renda, coisa que só existe em boca de político em época de eleição.

No entanto, tudo isso só dará certo se a Natura conseguir manter seus custos competitivos para que seus produtos sejam consumidos por nós.

Ou seja: também temos nossa parcela de contribuição a dar. Mesmo aqui no sudeste, bem longe da Floresta...

Unknown disse...

Bom Dia gente peguei dois gatinhos abandonados na rua estavam no frio, só que eu não posso ficar pôs eStava morando de aluguel e agora estou morando c minha sogra e lá Ja tem um cachorro que não gosta de gato. É preciso de um lar e alguém pra da amor aos gatinhos.. Rio de Janeiro