Considerada por muitos como uma doença do passado, a tuberculose é reconhecida como uma emergência global desde 1993 pela Organização Mundial de Saúde, atingindo particularmente países considerados “atrasados”, e “em desenvolvimento”. É uma doença com algumas características bem definidas: atinge principalmente a população mais pobre e, se tratada, tem cura.
No Brasil e no mundo, a violência expressa nos índices de mortalidade pela doença supera os dados atribuídos à “violência” contemporânea (homicídios, guerras atuais, etc.). Cerca de 1,9 milhões de pessoas morrem ao ano por tuberculose no mundo. Destas, cerca de 98% nos países dominados e 350.000 em associação a HIV/Aids. Os números podem ser maiores, devido à ainda insuficiente notificação no Brasil e no mundo.
No Brasil, o estado campeão é o Rio de Janeiro, com uma alarmante taxa de incidência de 89,32 contra uma média nacional de 47,2 por 100.000 habitantes. E, na cidade do Rio de Janeiro, são as comunidades, como Rocinha, Maré as áreas que apresentam maiores índices, conjugando pobreza, acesso inadequado aos serviços de saúde, além de baixa adesão ao tratamento e epidemia HIV/Aids.
A Metara Comunicação desde dezembro de 2007, responde pela assessoria de comunicação do Fundo no Brasil.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Fundo Global para Tuberculose e Metara firmam parceria na luta contra a tuberculose no Brasil
Novos usos para antigos materiais
Apresentar uma casa ecologicamente correta e ambientada para o consumidor do futuro. Esta é a proposta do projeto "Reciclasa - Novos usos para antigos materiais", desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da IBM Brasil com curadoria da ONG Leia Brasil.
O Reciclasa é um projeto de educação ambiental composto por três partes. Uma exposição itinerante que passa por nove cidades do país, oficinas de educação ambiental para professores da rede pública e um site (www.reciclasa.com) com conteúdos para auxiliá-los a trabalhar o assunto na sala de aula. O objetivo é que eles se tornem multiplicadores do tema.
A missão do Reciclasa é levar os conceitos de Reciclagem, Reaproveitamento e Redução de Resíduos ao dia-a-dia das pessoas, apresentando-os como uma alternativa para o consumo consciente. A idéia é mostrar na prática como é possível transformar materiais a princípio descartáveis em belas peças decorativas e utilidades domésticas de qualidade.
Todos os ambientes da casa dispõem de mobílias e objetos de decoração e design produzidos com materiais reciclados oriundos do lixo industrial e urbano. Como exemplo temos móveis feitos a partir de pneus velhos e banners publicitários, estofados com lona de caminhão velho e embalagem de caixa de leite e resíduos de couro.
"O objetivo desse projeto é fazer com que entidades governamentais, formadores de opinião, bem como professores e alunos de escolas públicas revejam a definição atual de lixo. Afinal, absolutamente todos os resíduos produzidos nas residências podem ser reaproveitados ou reciclados" - afirma Sirlene Toledo, Executiva de programas de Responsabilidade Social da IBM Brasil.
Veja mais em http://www.reciclasa.com/
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Fórum DCA é um dos vencedores do Prêmio Direitos Humanos 2007
O Comitê de Julgamento da 13º edição do Prêmio dos Direitos Humanos 2007, promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, divulgou na semana passada as pessoas e instituições vencedoras nas 10 categorias da premiação. E o Fórum Nacional DCA é um dos ganhadores, na categoria “Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A cerimônia de entrega será no dia 11 deste, às 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do vice-presidente, José Alencar, ministros, autoridades e entidades ligadas aos direitos humanos.
Os ganhadores - cujos trabalhos em defesa dos direitos humanos são merecedores de reconhecimento nacional - receberão um certificado e uma obra de arte criada pelo artista plástico Siron Franco.
Na próxima quinta-feira, dia 13 a 15 de dezembro, o Fórum DCA realiza sua XV Assembléia Ordinária, no Hotel Lakeside (SHTN – Trecho 01 – Lote 02 – Projeto Orla 03 – Brasília – DF). A pauta do encontro inclui prestação de contas das atividades do Secretariado Nacional no último biênio, planejamento de ações, lançamento de quatro publicações, cujas capas foram produzidas pela Metara Comunicação, e eleição do novo comando da instituição.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Metara homenageia atletas brasileiros vencedores dos Jogos Parapan-Americanos no dia das pessoas com deficiência
O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998. A Metara, que divulga e promove a data em seu calendário anual dos Direitos Humanos, este ano homenageou os atletas brasileiros vencedores no ranking geral de medalhas do Parapan-Americano do Rio.
A peça, veiculada na internet, remete ao aproveitamento máximo do potencial de cada um, alargando os limites de possibilidade. A idéia da Metara era fazer uma provocação sutil - "O anúncio, da forma como foi construído, dirige-se tanto a pessoas com alguma deficiência física, e que ficam prostradas com o problema, como aos que, sem qualquer deficiência, não aproveitam todo o seu potencial." - É o que afirma Marcelo Ficher, um dos criadores da peça.
ONU criou este dia com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.
Metara prestigia lançamento da Revista Plurale
Luís Henrique, Diretor da Metara Comunicação, prestigia lançamento da revista Plurale, focada em ações de responsabilidade social, econômica e ambiental. A edição de dezembro traz anúncio de página inteira criado pelo Estúdio Metara para os 10 anos da ONG Promundo. Totalmente impressa em papel reciclado, a publicação concilia forma e conteúdo. Ao lado do Luís Henrique, na foto, o jornalista Marcelo Pinto, colaborador da revista e, acima de tudo, parceiro e torcedor da Metara Comunicação.
Recém-nascido 'homossexual' gera polêmica
Cartaz mostra bebê usando pulseira na qual se lê 'homossexual'.
Publicidade foi distribuída pelo governo da Toscana para 'combater preconceito'.
Um anúncio publicitário divulgado como parte de uma campanha contra a discriminação dos homossexuais que exibe um recém-nascido com uma pulseira de identificação com a palavra "homossexual" no lugar do nome suscitou uma grande polêmica na Itália.
veja mais em
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL156595-7084,00-RECEMNASCIDO+HOMOSSEXUAL+GERA+POLEMICA+NA+ITALIA.html