em ingles.
http://lovelyasatree.com/
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Novos médicos se formam sem saber diagnosticar a tuberculose...
Perigo nos hospitais. Uma prova do Conselho Regional de Medicina (CRM) de São Paulo mostra que os médicos saem da faculdade sabendo menos do que deveriam.
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo perguntou para os estudantes do último ano como identificar um paciente com tuberculose. A maioria errou a resposta - não pediu um simples exame de raio-X. “Isto nos deixou muito apreensivos porque esta é uma doença do dia-a-dia da medicina”, comenta o coordenador da prova, Bráulio Luna Filho.
A participação na prova do conselho é voluntária. Entre os 2,3 mil médicos que vão se formar este ano no estado de São Paulo, apenas 30% fizeram o exame e mais da metade foi reprovada.
“O que é preocupante desse resultado é que a porta de entrada de um médico jovem, assim que ele se forma, é trabalhar em pronto-socorros, em pronto-atendimentos”, complementa Bráulio Luna Filho.
A prova avalia o nível de conhecimento dos estudantes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Ela questiona por exemplo, o que fazer diante de uma pessoa com risco de sofrer ataque cardíaco.
“O fato de 30% errar é muito alto, porque esta é uma manifestação muito comum. A principal causa de morte no país é o infarto agudo do miocárdio”, alerta Bráulio Luna Filho.
Em outra questão, 64% erraram o tipo apropriado de insulina para um paciente com diabetes. “Desconhece o manuseio de uma doença que é muito comum e atinge mais de 15% da população brasileira”, diz o coordenador.
Para o Conselho, concluir a faculdade de medicina não garante a competência de um médico. “São raros os alunos que são reprovados na escola médica, de maneira que o mais difícil para um aluno de medicina é entrar na faculdade de medicina, porque ele se torna médico. Então, o que o conselho está procurando demonstrar é que não é possível continuar dessa maneira”, explica Bráulio Luna Filho.
Quem não passa no exame do conselho não sofre nenhuma restrição. Pode ingressar normalmente na carreira de médico.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Passarela sustentável é inaugurada em SP
Hoje foi inaugurada a primeira passarela para pedestres totalmente sustentável, feita com material reciclado, em São Paulo.
Os elevadores foram feitos com tubos de pasta de dente e o piso feito de pneus. No jardim, logo abaixo da passarela, foram plantadas jabuticabeiras e goiabeiras.
Para quem quiser conferir de perto: Av. Eusébio Matoso, zona oeste da capital.